SODEMAP recebe “Prêmio Chico Mendes”

Honraria foi entregue pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável à Sociedade para Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba (Sodemap)

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara Municipal de Piracicaba, presidida pela vereadora Silvia Morales do Mandato Coletivo “A Cidade é Sua!” entregou à Sociedade para Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba (Sodemap), o Prêmio Chico Mendes de Ecologia, instituído na Casa pelo decreto legislativo nº 05/1999, alterado pelo decreto legislativo nº 13/2006. A cerimônia aconteceu no teatro da unidade Piracicaba do Sesc (Serviço Social do Comércio).

Na ocasião, foi transmitido um vídeo que relata a trajetória de Chico Mendes, um dos maiores símbolos ambientalistas do Brasil e foi destacada a trajetória da entidade homenageada, a Sodemap, fundada em 1987 e que, desde então, luta pelo uso racional dos recursos naturais e pela melhoria da qualidade de vida da sociedade como um todo.

A entidade também atuou com destaque em projetos de educação ambiental, participou ativamente em diversos conselhos municipais, lutou contra o abate de capivaras e se posiciona historicamente contra a supressão de árvores e o soterramento de nascentes, além de defender diversas outras bandeiras ambientais.

A vereadora Silvia Morales, ao discursar, ressaltou a importância da entidade e lembrou da luta de Chico Mendes pelas seringueiras e seringais, pela floresta amazônica e por toda a humanidade, numa época em que a consciência ambiental estava ainda despertando no Brasil, deixando um grande legado para a atualidade.

“Mais de 30 anos após Chico Mendes, que foi brutalmente assassinado em 1988 pela sua luta em defesa ao meio ambiente, ainda enfrentamos os mesmos problemas de desmatamento desenfreado, que foi agravado pelo desmonte da legislação de proteção ambiental, pela não demarcação de terras indígenas, pela liberação excessiva de agrotóxicos e a facilitação da grilagem de terras, para citar alguns”, destacou Silvia Morales.

Compartilhe nas redes:
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Imprimir
Últimas notícias

Nota De Falecimento: Eloi Murari

Com profundo pesar, informamos o falecimento de nosso companheiro Eloi Murari.  Aos parentes e amigos, apresentamos as nossas sentidas condolências. Eloi era advogado e dirigente do Partido Verde, com destaque para sua atuação no diretório da Lapa. Exerceu diversos cargos público,

Leia Mais »