Fundação florestal e Fundação José Pedro firmam parceria para administração da floresta estadual Serra D’água

Nesta quinta-feira (9), Fundação Florestal e Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO) assinaram o Termo de Cooperação Técnica para o desenvolvimento de atividades em apoio à gestão da Floresta Estadual Serra D’Água, localizada em Campinas. O objetivo da cooperação é aprimorar as ações de monitoramento, proteção, conservação, gestão socioambiental e uso público da Unidade de Conservação, observando o mútuo interesse na preservação da biodiversidade.

Dentre as iniciativas previstas estão o desenvolvimento de estudos técnicos para a implantação de ações de Educação Ambiental e Uso Público, promoção de atividades de registro fotográfico e levantamento das aves da Unidade, assim como o mapeamento de toda a fauna da UC, realização de eventos de formação para o Conselho Consultivo e comunidade do entorno, levantamento de áreas para projetos de restauração ecológica, coleta de sementes e produção de mudas nativas, além de ações para conservação de abelhas nativas e prevenção a incêndios florestais.

O presidente da Fundação Florestal, Mario Mantovani, que representou a instituição no evento, recebeu, ainda, o Diploma Socioambiental Paulo Nogueira Neto, premiação entre às pessoas ligadas à causa ambiental em Campinas. Além dele, foram premiados Edson Tomaz, professor Mohamed Habib (in memorian), José Carlos Perdigão, Herling Gregorio e Francisco Anaruma.

“Essa iniciativa mostra como a Fundação está sempre em busca de parcerias colaborativas, envolvendo empresas privadas, universidades e comunidade do entorno em prol da conservação e biodiversidade. A Floresta é um catalizador de diversas ações, como plataforma de estudos científicos e espaço de lazer para a sociedade civil, porque ela está em um local estratégico na cidade. Todo mundo se vê parte da UC, o que sempre buscamos na FF”, explica o presidente.

Também estiveram presentes o prefeito da cidade, Dário Saadi, presidente da FJPO/Mata de Santa Genebra, Cidão Santos; o gerente regional da FF e o gestor da Unidade de Conservação, Josenei Cará, o secretário municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes; a presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Campinas (Comdema), Maria Helena Novaes Rodrigues; e o vereador Luiz Carlos Rossini, presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Campinas.

Floresta Estadual Serra D’Água

A Unidade de Conservação, conhecida como Fazenda Serra D’Água, possui uma área de 51,20 hectares, foi criada em 2010 e está voltada para a manutenção de um remanescente florestal em recuperação, além do desenvolvimento de ações de restauração de ecossistemas nativos e divulgação de práticas florestais sustentáveis.

A vegetação característica da Unidade é composta por floresta estacional semidecidual montana e floresta estacional semidecidual aluvial, constituída por árvores de baixo e médio porte. Foram observadas espécies nativas de macaúba, andira, embaúba-do-brejo, araribá, candeia, mamica-de-porca, polveira, guapuruvu, pau-angu, aroeira-brava, cinamomo e canela-rosa.

Na fauna, destaca-se as espécies de: tatu-galinha, mão-pelada, furão, capivara, gavião-carijó, pica-pau-amarelo, pica-pau-de-topete-vermelho, pica-pau-de-cabeça-branca, alma-de-gato, sabiá-do-campo, juriti-vermelha, choca-da-mata, jararaca e lambari.

Fonte: Infraestrutura e Meio Ambiente SP

Compartilhe nas redes:
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Imprimir
Últimas notícias

Nota De Falecimento: Eloi Murari

Com profundo pesar, informamos o falecimento de nosso companheiro Eloi Murari.  Aos parentes e amigos, apresentamos as nossas sentidas condolências. Eloi era advogado e dirigente do Partido Verde, com destaque para sua atuação no diretório da Lapa. Exerceu diversos cargos público,

Leia Mais »