Ex-deputado federal e ex-prefeito de Piracicaba, Mendes Thame morre aos 75 anos

Faleceu nessa quinta-feira, (28/04), o ex-prefeito de Piracicaba (SP) e deputado federal pelo Partido Verde, Antonio Carlos de Mendes Thame. Uma grande referência política na área ambiental, recursos hídricos e políticas públicas que defendem a sustentabilidade no Brasil e no mundo.

Engenheiro agrônomo formado pela Universidade de São Paulo (USP) e advogado formado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Mendes Thame assumiu a prefeitura de Piracicaba entre 1993 e 1996 e o cargo de secretário de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras do estado de São Paulo entre 1999 e 2000, durante os governos de Mário Covas e Geraldo Alckmin. Foi eleito deputado federal em 1986 (nesta época, pelo PMDB), e a partir de 1990 integrou o cargo pelo PSDB, com mandatos em 1998, 2002, 2006 e 2010.

Em 2016 filiou-se ao Partido Verde e assumiu o mandato de Deputado Federal após a renúncia de Bruno Covas. Foi co-autor do artigo 58 das Disposições Transitórias da Constituição Federal, que reajustou os proventos de milhões de aposentados e pensionistas. É autor do primeiro projeto de lei que deu origem à Lei Complementar 128/2008, que criou a figura do microempreendedor individual.

Foi um dos parlamentares com maior número de propostas legislativas na área ambiental. Representou o Congresso Nacional nas Conferências da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre Mudanças Climáticas em Nairobi, Bali, Poznan, Copenhague, Cancun, Durban e Doha. Primeiro presidente do Capítulo Brasileiro da Gopac (Organização Mundial de Parlamentares contra Corrupção), uma rede internacional de parlamentares que luta contra a corrupção no mundo e atua em mais de 54 países.

Mendes Thame foi incluído entre os 100 Deputados e Senadores mais influentes na condução do processo legislativo brasileiro, segundo o DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar).

Ele deixa a esposa Nancy Ferruzzi Thame, ex-vereadora e atual secretária da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento de Piracicaba), com a qual tem uma filha.

Compartilhe nas redes:
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Imprimir
Últimas notícias

Nota De Falecimento: Eloi Murari

Com profundo pesar, informamos o falecimento de nosso companheiro Eloi Murari.  Aos parentes e amigos, apresentamos as nossas sentidas condolências. Eloi era advogado e dirigente do Partido Verde, com destaque para sua atuação no diretório da Lapa. Exerceu diversos cargos público,

Leia Mais »