PV aciona STF contra trecho de lei que pode facilitar garimpo ilegal

O Partido Verde acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira (31) contra o trecho de uma lei de 2013 que trata de regras de compra e venda de ouro.

O trecho questionado estabelece a chamada “legalidade presumida” de quem vende o metal e a “boa-fé” da empresa que compra o produto.

O partido considera que a medida permite, na prática, o comércio ilegal de ouro da Amazônia, sem mecanismos de fiscalização e controle da atividade.

PV pediu que o Supremo suspenda a aplicação do dispositivo, como medida urgente, argumentando que o aumento do desmatamento e de queimadas em terras indígenas da região amazônica está associada ao garimpo ilegal.

A legenda também solicitou que a ação tramite em conjunto com outro pedido semelhante, apresentado em novembro pelo PSB, contra a mesma lei, e que tem como relator o ministro Gilmar Mendes. A ação do PSB ainda aguarda julgamento no tribunal.

Para o PV, a legislação libera as empresas compradoras do metal de comprovarem as informações dos vendedores sobre as circunstâncias da extração do produto.

Com isso, “a norma permite que todo o ouro ilegal oriundo da Amazônia seja escoado com aparência de licitude”.

“Assim, não há imposição a essas instituições verifiquem, por exemplo, se nos locais de extração do metal que adquirem há usurpação de áreas públicas e protegidas, como Terras Indígenas e Unidades de Conservação, violação de direitos humanos, contaminação de rios com mercúrio, crimes, outros ilícitos e irregularidades”, afirmou o partido.

Fonte: G1 l Globo

Compartilhe nas redes:
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Imprimir
Últimas notícias

Nota De Falecimento: Eloi Murari

Com profundo pesar, informamos o falecimento de nosso companheiro Eloi Murari.  Aos parentes e amigos, apresentamos as nossas sentidas condolências. Eloi era advogado e dirigente do Partido Verde, com destaque para sua atuação no diretório da Lapa. Exerceu diversos cargos público,

Leia Mais »