O diretório municipal do Partido Verde de Osasco (PV 43) realizou (3/6) no calçadão da Antônio Agu, o ato “Fechando a torneira: o mundo pode acabar com a poluição plástica criando uma economia circular”.
“Ampliar áreas verdes, mais investimentos em comunicação e em educação ambiental, ampliação da coleta seletiva e mais EcoPontos para atender toda a cidade são muito importantes para frearmos as mudanças climáticas e ampliar a despoluição de nossa cidade. Precisamos também proteger e cuidar dos nossos córregos e nascentes. Cada um agindo localmente haverá um ganho globalmente.”, resume Carlos Marx, presidente do PV Osasco.
Em sua fala, o jornalista Altair Barbosa Gouveia ressaltou a importância de destinar corretamente os resíduos sólidos e encaminhar os recicláveis às cooperativas e associações sociais que, depois, vendem o material e revertem para a comunidade.
Pesquisadores da ONU afirmam ser possível reduzir em 80%, até 2040, a poluição dos plásticos, bastando que gestores públicos e empresas façam uma mudança profunda em suas políticas, práticas e no mercado. A economia circular chega como forma para minimizar o desperdício e promover o uso eficiente de recursos.
No ato, os participantes fizeram uso do microfone para abordar diversos temas e boas práticas em prol da saúde da Terra (humana, animal e dos recursos naturais) como Rosi Cheque (Casaviva); o advogado Alfeu e o líder social Binho (Movimento AFROUNI), além de Carlos Marx, Victor do Taxi e Altair Barbosa Gouveia (PV Osasco), Giseli Cristina Mungo e Letícia Muniz (PV Carapicuíba) e a líder comunitária Alcione.