Neste domingo, 18/06, terá início o “Ato pelo clima”, que contará com atos cívicos em São Paulo, Belo Horizonte e Florianópolis. As mobilizações também acontecem em Brasília e no Rio de Janeiro, nos dias 21 e 23 de junho, respectivamente.
O ato, organizado por ambientalistas de todo o país, tem como objetivo mobilizar a sociedade brasileira contra um verdadeiro desmonte socioambiental, caracterizado por diversas ações do Congresso Nacional, dentre eles o marco temporal, a tentativa de esvaziamento dos ministérios do Meio Ambiente e dos Povos Indígenas, assim como a exploração de petróleo na Amazônia.
O marco temporal é uma grande ameaça aos territórios indígenas, pois busca definir, através de uma data, quais territórios podem ou não ser considerados como parte de Terra Indígena. Além do perigo que isso representa para os povos originários, o marco temporal também atinge o meio ambiente de todo o país, pois afeta diretamente a preservação da Mata Atlântica. Um verdadeiro retrocesso em muitos sentidos.
A exploração de petróleo no rio Amazonas também traria imenso de impacto ambiental. Além da nota técnica emitida pelo IBAMA, diversos especialistas apontam os riscos que a exploração pode trazer a essa região.
O Partido Verde convida a todos para participarem dos atos. Em São Paulo, a concentração será às 15h, em frente ao MASP, na Avenida Paulista.